CCAB COMEMORA O WORLD BEE DAY - DIA MUNDIAL DA ABELHA

O Centro de Competências da Apicultura e Biodiversidade (CCCAB) comemorou o Dia Mundial da Abelha através da organização do um Seminário online subordinado ao tema “A importância das abelhas e dos polinizadores para a Agricultura, o Ambiente e a Economia”.

Esta iniciativa, uma organização conjunta do CCCAB, do Centro de Apoio Tecnológico Agro-Alimentar de Castelo Branco (CATAA) e da Federação Nacional dos Apicultores de Portugal (FNAP), contou com a participação de três investigadores que, desde há muito tem vindo a desenvolver trabalho científico no âmbito da apicultura, dos seu produtos e da preservação da biodiversidade.

O “World Bee Day”, designação atribuída pela Organizações das Nações Unidas ONU, comemora-se a 20 de maio. Foi instituído pela ONU como forma de alertar o Mundo para a crise dos polinizadores. O “World Bee Day” foi assinalado pela primeira vez em 2018, coincidindo com o aniversário de Anton Jansa, pioneiro em técnicas modernas de apicultura que evidenciaram, no século XVIII, a capacidade de trabalho das abelhas.

Na primeira intervenção, a Doutora Ofélia Anjos, docente do Instituto Politécnico de Castelo Branco e investigadora integrado do Centro de Estudos Florestais (CEF), apresentou o tema “Pólen apícola: caracterização e consumo”.

Seguiu-se a intervenção do Doutor Carlos Aguiar, docente do Instituto Politécnico de Bragança e investigador integrado do Centro de Investigação de Montanha (CIMO), que desenvolveu o tema “Coevolução plantas com flor - insetos polinizadores”. O último interveniente foi o Doutor Henrique Azevedo Pereira, investigador do Centre for Functional Ecology – Science for People and the Planet (CFE) da Universidade de Coimbra, que falou sobre “A Ciência ao serviço da Apicultura”.


A sessão de abertura foi presidida pela Sr.ª Eng.ª Cláudia Domingues Soares, Presidente da Inovcluster e Vereadora da Câmara Municipal de Castelo Branco.

Além de reforçar a importância dos insetos polinizadores como elementos fundamentais para a preservação da biodiversidade e da produção de alimentos, felicitou o CATAA, o CCAB e FNAP por esta organização conjunta que teve o apoio da Câmara Municipal de Castelo Branco, da Inovcluster e do ICNF.

O Seminário online teve a duração de 2 horas e 30 minutos, foi transmitido em direto na plataforma Youtube do CATAA e teve 318 visualizações.

As comunicações dos oradores convidados podem ser obtidas nos sítios da Internet:

“Pólen apícola: caracterização e consumo“ – Consulte aqui.

“Coevolução plantas com flor - insetos polinizadores” – https://www.youtube.com/watch?v=QC_kmCiDh84 

“A Ciência ao serviço da Apicultura” – https://www.youtube.com/watch?v=Wt8Q2vLVOiE